O registo internacional de navios da Madeira (MAR) continua a crescer.
Por ECCO em Dezembro de 2015
De acordo com os dados disponibilizados pela S.D.M. (a concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira “CINM”), no final do 1º semestre de 2015, estavam nessa altura 377 navios registados no MAR mais 52 que em Dezembro de 2014, resultado extremamente positivo para o desenvolvimento deste setor do CINM.
Outros dados confirmam esta evolução positiva. Se olharmos para trás e tivermos em conta a tonelagem bruta dos navios comerciais registados contabilizada em Junho de 2014, 3.488.005 GT, e compararmos com a de Junho de 2015, 6.487.866 GT, averiguamos uma clara evolução de quase o dobro.
Algo que também veio intensificar a credibilidade do MAR é facto de em Julho de 2015 ter sido registado um claro decréscimo da idade média dos navios comerciais ali registados, passando de 13,82 anos para os atuais 11,96 anos, resultado conseguido pelo esforço feito no sentido de melhorar os padrões do registo.
Todas estas melhorias acima descritas atribuem sucesso à estratégia seguida e delineada pela S.D.M., a fim de alcançar o grande objetivo de tornar o MAR um dos registos mais prestigiados da Europa.
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) é o 4º maior Registo da União Europeia
Por ECCO em Dezembro de 2014
No final do 3º trimestre de 2014, o Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) tornou-se o registo com o maior crescimento em percentagem quando comparado com outros registos europeus, posicionando-se no 4º maior registo de navios no que respeita aos navios registados.
A qualificação do registo MAR não só aumentou em número de navios, mas também em matéria de qualidade, o que é relevante para a escolha do registo aos olhos dos estaleiros internacionais.
A redução da idade média dos navios e o crescimento da tonelagem bruta registada (GRT) dos navios com registo no MAR são dois indicadores positivos do incremento qualitativo do Registo. No ano de 2013, esta idade media era de 15,5 anos e hoje em dia é de 12,3 anos, enquanto em matéria de GRT, no mesmo período foi verificado um crescimento de 158% e agora situa-se acima de 4 milhões de GRT.